quarta-feira, 6 de junho de 2012


Tema:Justificação pela fé”.
            Oi, pessoal! Esse vídeo fala bem sobre justificação pela fé, gostaria de falar brevemente do tema! Essa temática é super importante e fundamental em nossa vida cristã!
Então, vamos lá!! O que é justificação pela fé?
É o centro do Cristianismo e é o que o diferencia das demais religiões (islamismo, budismo e tantas outras). Nenhuma delas tem na fé a principal fonte para a salvação.
Somos pecadores, não há na terra um justo sequer, porém Deus envia o seu único filho para que nEle pudéssemos ser resgatados das trevas e do pecado e encontrássemos Sua cruz e por meio dela fôssemos salvos.
Não há em outra religião essa condição, não há em outra religião essa verdade.
Podemos colocar a certeza de nossa salvação em Cristo Jesus por meio de três passos. Esses passos têm como base e fundamento o fato de sermos justificados pelo sangue de Jesus e Ele ter pagado um alto preço para que pudéssemos ter vida nEle.
Vejamos esses três passos:
(1º) Confiamos em Jesus somente como o fundamento e a base de nossa justificação. Portanto nada do que fazemos, nada do que somos pode nos proporcionar a salvação. Confiamos em Jesus somente como o fundamento e a base do veredicto. (Esse veredicto consiste no fato de que mesmo sendo injustos, recebemos a salvação através do sangue de Jesus, que nos justifica e nos torna aptos ao céu).
(2º) Essa fé. O homem passa a ser visto por Deus através de Jesus. Não é mais a Camilla pecadora, mas a Camilla com Jesus. Ainda pecadora, porém salva por Jesus. Jesus é a base para nossa salvação. E através dessa fé, somos unidos a Cristo. Vejamos Romanos 5: 1 (Justificados, pois, pela fé, tenhamos paz com Deus, por nosso Senhor Jesus Cristo) e Romanos 8: 1 (Portanto, agora nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus). Quando associamos esses versículos podemos perceber que “em Cristo Jesus” corresponde a “pela fé”. Portanto, quando você confia nEle essa união é estabelecida pela fé.
(3º) Só em Jesus, apenas nEle está depositada sua justiça.
Agora vejamos essa parábola, ela nos fará ter uma reflexão a cerca do que foi exposto anteriormente.
A parábola sobre carros de Sandy George: Se eu colocar um carro a venda, achar que ele vale 7.000 dólares e receber ofertas de 2.000 a 9.000 dólares, quanto vale meu carro? O PREÇO da menor oferta, 2.000 dólares? Não. Num mercado livre, o carro vale o quanto à pessoa que ofereceu mais está querendo pagar.
As pessoas são "comercializadas" em um mercado espiritual e eterno. Nós não valemos o que achamos que valemos e também não temos o valor da menor oferta. Nós valemos o quanto à pessoa que oferece mais alto quer pagar. Deus é quem oferece o PREÇO mais alto, e o PREÇO da etiqueta é a Cruz. Deus olhou através das eras eternas e disse, "Eu quero aquele lá, mesmo que o PREÇO seja exorbitante!" Nosso valor é estabelecido de uma vez por todas e nunca mudará, nem diminuirá. Deus apresentou a melhor oferta e pagou o PREÇO mais alto.
Essa parábola nos faz compreender que por mais que tentemos negociar nossa ida para o céu, somente pelo sangue de Jesus (que é a oferta mais cara que recebemos) que podemos ser justificados e selados por Seu amor. O mundo sempre tenta nos impor valores e alegrias que tentam comprar/cobrir a oferta de Jesus por nós...
Muitas pessoas são enganadas e acreditam que podem ignorar o sangue de Jesus e dessa forma, viver uma vida de prazeres mundanos e devassidade. E mesmo vivendo em pecado, elas creem que vão para o céu se fizerem coisas boas, se forem pessoas boas!! Ora, como o inimigo tenta nos enganar!! Como podemos trocar o sangue por drogas? Como podemos trocar o sangue por luxúria? Como podemos trocar o sangue por imoralidade sexual? Como podemos achar que o sangue precioso de Jesus tem igual valor a dar uma gorda oferta? Não, não mesmo! O sangue de Jesus é precioso demais e somente pela fé (crer no que não se pode ver... Ora, a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam, e a prova das coisas que se não veem”. Hebreus 11:1) que podemos ser salvos. Não importa o que você fizer você nunca conseguirá obter a salvação se não estiver coberto pelo sangue do cordeiro.
1 Cor. 7:23 (Liv) Vocês foram comprados e pagos por Cristo; então vocês pertencem a Ele...
1 Cor. 6:19-20 (NVI) Vocês não são de si mesmos; vocês foram comprados por alto preço.
1 Cor. 6:18-20 (TEB) Fugi da fornicação. Qualquer outro pecado que o homem comete é fora do corpo, mas o fornicador peca contra seu próprio corpo. Vocês não sabem que seu corpo é o templo do Espírito Santo, e que o Espírito é o dom de Deus para vocês? Vocês não pertencem a si mesmos; foram comprados por um preço. Portanto, honrem Deus em seu corpo.
Apocalipse 5:9-10 (NVI)... e eles cantavam um cântico novo: "Tu és digno de receber o rolo e de abrir os seus selos, pois foste morto, e com Teu sangue compraste para Deus homens de toda tribo, língua, povo e nação. Tu os constituíste reino e sacerdotes para o nosso Deus, e eles reinarão sobre a terra".
Efésios 1:13-14 (NVI) ... NEle, quando vocês ouviram e creram na palavra da verdade, o evangelho que os salvou, vocês foram selados com o Espírito Santo da promessa. Ele é a garantia da nossa herança até a redenção daqueles que pertencem a Deus, para o louvor da sua glória.
Apocalipse 12:11 (TEB) Nossos irmãos ganharam vitória sobre [Satanás] por causa do sangue do Cordeiro, e pela verdade que proclamaram; e eles estavam dispostos a entregar suas vidas e morrer.
Romanos 3:24-25 (NVI) ...sendo justificados gratuitamente por sua graça, por meio da redenção que há em Cristo Jesus. Deus o apresentou como sacrifício para propiciação mediante a fé, pelo seu sangue...
Colossenses 1:14 (Liv) ... foi Ele que comprou nossa liberdade com seu sangue e perdoou nossos pecados.
Atos 2:28 (Liv) "E agora, cuidado! Alimentem e pastoreiem o rebanho de Deus - a igreja, que foi comprada com seu sangue - pois o Espírito Santo os considera responsáveis como pastores".
Efésios 1:7 (NVI) NEle temos a redenção por meio de seu sangue, o perdão dos pecados, de acordo com as riquezas da graça de Deus.
Hebreus 10:29 (BLH) Então, o que acontecerá com os que desprezam o Filho de Deus e consideram como coisa sem valor o sangue do acordo de Deus, que os purificou? E o que acontecerá com quem insulta o Espírito do Deus que o ama? Imaginem como será pior ainda o castigo que essa pessoa vai merecer!
Isaías 53:5 (RA)... Ele foi transpassado pelas nossas transgressões, e moído pelas nossas iniquidades; o castigo que nos traz a paz estava sobre Ele, e pelas suas pisaduras fomos sarados.
Hebreus 9:15-22 (Phi) Cristo é, consequentemente, o administrador de um acordo totalmente novo, tendo o poder, pela virtude da sua morte, para redimir as transgressões cometidas sob o primeiro acordo... Pois, assim como no caso de um testamento, o acordo é valido somente após a morte. Enquanto o testador [a pessoa a quem se refere o testamento] viver, o testamento não tem poder legal. E, na verdade, vemos que mesmo o primeiro acordo do testamento de Deus foi sancionado com o derramamento de sangue... "Este é o sangue do acordo que Deus fez com vocês". E vocês verão que na Lei quase todas as coisas são purificadas por meio de sangue - isto está implícito em vários lugares; "Sem derramamento de sangue não há remissão de pecado".
1 Pedro 1:18-19  “Sabendo que não foi com coisas corruptíveis, como prata ou ouro, que fostes resgatados da vossa vã maneira de viver que por tradição recebestes dos vossos pais, mas com o precioso sangue de Cristo, como de um cordeiro imaculado e incontaminado. ”
Esses versículos bíblicos nos fazem refletir que precisamos aprender com o Espírito Santo, e rever muitos dos conceitos que tínhamos quanto ao nosso relacionamento com Deus. Fomos resgatados da tradição que recebemos dos nossos pais, e principalmente da religião, agora precisamos nos despojar de tudo isso. O precioso sangue de Jesus nos purifica, e nos livra de todo o pecado. Se estivermos tentando conquistar a salvação através do nosso próprio esforço, então significa que não entendemos e ainda não recebemos o amor de Jesus. Portanto, precisamos entender que a obra redentora de Jesus foi completa. Se dependêssemos da nossa própria vida, da nossa própria santidade, jamais alcançaríamos a salvação! Precisamos reconhecer e agradecer o amor e o sangue de Jesus, derramado na cruz para nos livrar e nos perdoar de todo o pecado e nos libertar de uma vida cheia de regras e doutrinas, fruto de religiosidade. Religiosidade não é a salvação, o sangue de Jesus é a nossa salvação. (Ele é o único caminho, a única verdade e a vida).


Camilla Sathler.

3 comentários:

  1. Que felicidade ver os frutos colhidos na minha aluna HAHAHHAHAHHAHAH :D

    Que venhamos nos encontrar na justiça de cristo e não na nossa.Que venhamos ser gratos por não sermos simplesmente vistos comoo inocentes diante de Deus,mas como justos que receberam todos os beneficios da obediência daquele que realmente foi justo :D

    Bjs no seu S2

    ResponderExcluir
  2. *_* Meu professor!
    Amém, amor! Agora temos paz com Cristo através da justificação pela fé! Muito obrigada por nossos estudos em meio a goles de café! : )

    ResponderExcluir