sábado, 15 de setembro de 2012

Comparação entre o Teatro e o Culto

 Amigos e amigas, tudo bem? 
 Hoje vim partilhar uma lição de uma revista que gosto bastante: "Cultivando um coração Adorador".





  E o título da postagem é uma extração de uma parte da lição número 1 dessa revista que tem como tema: "Deus procura adoradores". 
  Espero que seja muito edificante para vocês! 
  Vamos conferir?















  O filósofo dinamarquês, de origem cristã, Soren Kierkegaard, fez uma comparação muito interessante entre as atividades do Teatro e do Culto.
O teatro tem uma plateia que assiste a peça representada pelos atores, que são atentamente auxiliados pelos contrarregras (que fazem com que os cenários sejam mudados, as roupas estejam prontas, auxiliam no texto etc.).
Kierkegaard diz que no Culto de uma Igreja, o trabalho dos atores seria comparado ao do povo de Deus, que vai oferecer-lhe adoração; o trabalho dos contrarregras, pode ser comparado ao das pessoas que lideram o culto, como o pastor, coral, o conjunto, pois seu trabalho é auxiliar e conduzir a adoração dos atores (o povo presente), da melhor forma possível. Mas, está faltando uma analogia: a quem Kierkegaard comparou a plateia? Ele diz que na Igreja, a plateia que assiste atentamente é o próprio Deus!





  Ah! Se analisássemos alguns cultos que prestamos...São tantos os líderes que querem ser as "estrelas", invertendo os papéis, ocupando o lugar dos atores (povo adorador), agindo na prática como se o papel da adoração fosse só deles...
São tantas as pessoas que agem como plateia, crendo que sua função é "assistir um bom culto" e ficar criticando os pequenos defeitos (conjunto que errou, o pastor que demorou no sermão etc.), esquecendo que nossa verdadeira plateia é Deus (e Ele tem o poder de reconhecer "muito cantor afinado" que não O está adorando por tentar esconder uma "vida desafinada" aos olhos do Pai)!

Reflitam amados e fiquem com Jesus!
Beijinhos Camilla Sathler :)



2 comentários: